Dimensões: 45cm x 62cm
Litogravuras


O Bestiário de Roberto Scorzelli

São desenhos despretensiosos, de traço seguro e espontâneo ao mesmo tempo. Digo desenhos, apesar da reprodução litográfica, porque basicamente litografia é desenho sobre pedra, ou sobre chapa de metal, ou mesmo películas fotográficas.

Nestes desenhos Roberto Scorzelli apenas constata certos bem observados, algumas estilizações. Aqui não se trata de transmitir "mensagens" ou obedecer acertas tendências. Os bichos cá estão, e dizem "presente", sem exigir posições a favor ou contra; sem adotar feições quase humanas, sem simbologia, sem demagogia.

Mas ao mesmo tempo são animais bem e pacientemente observados, por um artista de grande sensibilidade e muita percepção, que soube captar e transmitir a graça, a majestade e até a monumentalidade de certos animais.

Conheço trabalhos abstratos de Roberto Scorzelli, de excelente feitura, realizados com uma boa dose de despojamento. São formas simples e essenciais. Como bom arquiteto que é, ele conhece sobejamente a importância do essencial e a negatividade do supérfluo. Mas este seu "Bestiário" é composto de comentários realistas - ou quase realistas - feitos por alguém que domina as técnicas, escolhe livremente a mais adequada para o trabalho em pauta.

Com os bons resultados que aqui vemos.

Marc Berkowitz 1976